Media Library »

Storacles

separator

O Reino Glorioso

O Reino Glorioso
O Reino Glorioso
1 Reis 3:5-15 / 10:1-29 A História... Após Salomão ter sido estabelecido como o novo rei de Israel, o Senhor apareceu-lhe em um sonho e disse: “Pede-me o que queres que eu te dê” (1 Reis 3:5). O jovem rei poderia ter pedido dinheiro, fama, ou vida longa, mas não. Em vez disso, ele pediu sabedoria para governar com justiça o povo de Deus. Em resposta a essa humilde e sincera oração, o Senhor deu a Salomão tremenda sabedoria e percepção — excedendo a de qualquer outro ser humano. Além disso, Deus também o abençoou com fama, riquezas e vida longa. Durante o reinado de Salomão, Israel desfrutou de paz e prosperidade inigualáveis. Metais preciosos eram tão abundantes em Jerusalém durante a época do filho de Davi que a prata era considerada tão comum como as pedras (1 Reis 10:27). Além do magnífico templo de mármore e ouro que Salomão edificou para Deus, ele também construiu um átrio e um palácio luxuosos, bem como cidades inteiras para abrigar suas carruagens e cavaleiros. Jardins floridos esplêndidos com árvores raras adornavam cada cidade. Monarcas, nobres e a realeza vinham de todas as partes do mundo para visitar e trazer presentes. Eles ansiavam ouvir a profunda sabedoria que Deus tinha colocado no coração de Salomão (1 Reis 10:24). Dentre os diversos visitantes reais estava a bela e rica rainha da terra distante de Sabá. Ela queria ver em primeira mão se os relatos sobre o rei de Israel eram verdadeiros. A Rainha de Sabá testou Salomão com muitas perguntas difíceis e ficou impressionada por suas respostas brilhantes. Por onde quer que olhasse, ficava deslumbrada. Mas, mesmo Israel em seu apogeu não representa nada comparado ao reino glorioso que Deus preparou para você. O Estudo Preencha as lacunas após ler cada texto bíblico.


1. O que Jesus prometeu ao Seu povo?

1. O que Jesus prometeu ao Seu povo?

João 14:2. Na casa de meu Pai há muitas __________. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.


Resposta:  ____________________

2. O que sabemos sobre esse lugar que Jesus está preparando?

2. O que sabemos sobre esse lugar que Jesus está preparando?

Isaías 65:17. Pois eis que eu crio novos céus e nova __________; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Hebreus 11:16. Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade. Mateus 5:5. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a __________. Isaías 65:21. Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto.


Resposta:  ____________________

Nota:   Veja que incrível! Deus preparou para Seu povo novos céus, nova terra e uma nova cidade santa. Os justos herdarão uma mansão gloriosa na cidade edificada por Jesus (João 14:2), além de uma casa maravilhosa na nova terra que eles construirão para si mesmos (Isaías 65:21).

3. O que mais sabemos sobre a cidade santa?

3. O que mais sabemos sobre a cidade santa?

Apocalipse 21:16. A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais. Apocalipse 21:2. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Apocalipse 21:10, 12. E me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, . . . Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Apocalipse 21:18. A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de __________ puro, semelhante a vidro límpido. Apocalipse 21:21. As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de __________ puro, como vidro transparente.


Resposta:  ____________________

Nota:   A cidade santa é quadrada, e a distância ao redor dela é de 12.000 estádios, ou aproximadamente 2.200 quilômetros de comprimento (um estádio representa 1/8 de milha romana, ou 177,7 metros). Ela vem do céu para a nova terra e descerá onde hoje se encontra o Monte das Oliveiras (Zacarias
14:4). Cada uma de suas 12 portas é feita de uma única pérola (Apocalipse 21:21), e a muralha de jaspe da cidade tem 144 côvados (Apocalipse 21:17), cerca de 65 metros de altura.

4. O que a Bíblia diz sobre o suprimento de alimento e água da cidade?

4. O que a Bíblia diz sobre o suprimento de alimento e água da cidade?

Apocalipse 22:1. Então, me mostrou o __________ da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:2. No meio da sua praça, de uma e outra margem do __________, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.


Resposta:  ____________________

Nota:   Um rio de água pura e inesgotável flui do trono de Deus, e a árvore da vida produz um fruto diferente a cada mês. Esse fruto incrível e suas folhas proporcionam o antídoto para a morte e perpetuam a vida. Além disso, os santos de Deus plantarão sua própria comida em suas casas de campo (Isaías 65:21). A dieta do povo de Deus será a que era antes de o pecado entrar no mundo — frutas, cereais e castanhas (Gênesis 1:29, 31). O sabor será indescritivelmente delicioso, e o valor nutricional, perfeito.

5. Como a vida no céu será diferente da vida na terra?

5. Como a vida no céu será diferente da vida na terra?

A. Isaías 35:5 "Então, se abrirão os olhos dos cegos,..." B. Isaías 35:5 "...E se desimpedirão os ouvidos dos surdos;" C. Isaías 35:6 "Os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo." D. Isaías 65:25 "O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR." E. Isaías 11:6 "O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará." F. Isaías 35:1 "O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso." G. Isaías 33:24 "Nenhum morador de Jerusalém dirá: Estou doente; porque ao povo que habita nela, perdoar-se-lhe-á a sua iniqüidade." H. Apocalipse 21:4 "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a __________ já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram."


Resposta:  ____________________

6. Que tipo de corpo os santos terão?

6. Que tipo de corpo os santos terão?

Filipenses 3:20, 21. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua __________, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.


Resposta:  ____________________

7. O corpo de Jesus é real, ou Ele é um espírito?

7. O corpo de Jesus é real, ou Ele é um espírito?

Lucas 24:39. Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um __________ não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.


Resposta:  ____________________

Nota:   O corpo de Jesus após Sua ressurreição era real, com carne e ossos que se podiam tocar e sentir. Os discípulos, inicialmente, pensaram que Ele era um espírito quando apareceu de repente, para eles, mas após senti-Lo e vê-Lo comer (Lucas 24:40-43), souberam que Ele era real. Quarenta dias depois, Jesus os levou para Betânia e ascendeu para o céu (Lucas 24:50, 51). Os anjos, que apareceram para os discípulos, disseram-lhes: “Este mesmo Jesus [de carne e osso]... voltará da mesma forma como o viram subir” (Atos 1:11, NVI). Desde Sua encarnação, Jesus está para sempre unido à raça humana, sendo ainda, divino.

8. Que outra promessa de encorajamento é encontrada?

8. Que outra promessa de encorajamento é encontrada?

Atos 3:20, 21. A fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da __________ de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.


Resposta:  ____________________

Nota:   Glória a Deus! Cada coisa boa e gloriosa que foi perdida pela entrada do pecado será restaurada no novo reino de Deus. Todos amarão, confiarão e apoiarão genuinamente uns aos outros. Como consequência disso, não haverá mais violência (Isaías 60:18), não mais traição, abuso, deslealdade,
desonestidade, calúnias, insegurança, depressão, perigo, desapontamento ou dor de cabeça. Teremos uma vida feliz, prazerosa, satisfeita e abundante por toda a eternidade.

9. No céu, haverá lembranças tristes ou dolorosas desta vida?

9. No céu, haverá lembranças tristes ou dolorosas desta vida?

Isaías 65:17. Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e __________ haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.


Resposta:  ____________________

Nota:   As palavras “jamais haverá lembrança delas” são mais bem traduzidas como “nem tornarão a vir ao coração”. O Senhor está prometendo que as dores deste mundo não trarão mais dor aos Seus santos no céu.

10. As pessoas da terra se reconhecerão no novo reino de Deus?

10. As pessoas da terra se reconhecerão no novo reino de Deus?

1 Coríntios 13:12. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, __________ como também sou conhecido.


Resposta:  ____________________

Nota:   Certamente reconheceremos uns aos outros por nossa aparência, jeito de andar, de falar, expressões, etc. Nossa capacidade de discernir um ao outro será aprimorada no céu. O céu será uma reunião familiar absolutamente fantástica.

11. Que outras promessas emocionantes Deus nos dá relacionadas ao Seu reino glorioso?

11. Que outras promessas emocionantes Deus nos dá relacionadas ao Seu reino glorioso?

A. Isaías 35:10 "Os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido." B. Salmos 16:11 " Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente." C. Zacarias 8:5 "As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão." D. Isaías 40:31 "Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com __________ como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam."


Resposta:  ____________________

Nota:   Será um “eterno prazer” (Sl 16:11, NVI) viver ao lado de Jesus. Os santos poderão voar como anjos a velocidades mais velozes que a luz. Já que herdarão todas as coisas (Apocalipse 21:7), poderão visitar outros mundos, em poucos instantes. De acordo com as Escrituras, Deus fez outros mundos
que não caíram (Jó 1:6; 11:3).

12. Podemos descrever adequadamente o novo reino de Deus com palavras?

12. Podemos descrever adequadamente o novo reino de Deus com palavras?

1 Coríntios 2:9. Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração __________ o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.


Resposta:  ____________________

Nota:   Você e eu, em nosso estado atual, não podemos nem mesmo imaginar as coisas maravilhosas que Deus preparou para Seus filhos. Nem palavras, nem pensamentos, nem mesmo sonhos podem retratar verdadeiramente as alegrias e delícias do céu. Independente do que viermos a sofrer na terra, estar no céu vai superar todas as provações deste mundo (Romanos 8:18).

13. Qual será a maior satisfação do novo reino de Deus?

13. Qual será a maior satisfação do novo reino de Deus?

Apocalipse 21:3. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus __________ os homens. Deus habitará __________ eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará __________ eles.


Resposta:  ____________________

Nota:   Creia, e pasme! O próprio Deus viverá na nova terra com Seu povo. Nada se compara a esse fascínio e glória sem tamanho.

14. O que excluirá as pessoas do reino celeste de Deus?

14. O que excluirá as pessoas do reino celeste de Deus?

Apocalipse 21:27. Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro. Apocalipse 21:7. O __________ herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.


Resposta:  ____________________

Nota:   O pecado contamina e não terá permissão de entrar no céu, caso contrário, a rebelião começaria de novo. (Ver suplemento intitulado “O reino de Deus”).

15. O que faço, então, com meu pecado?

15. O que faço, então, com meu pecado?

1 João 1:9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos __________ de toda injustiça.


Resposta:  ____________________

Nota:   Se eu pedir que Jesus perdoe os meus pecados, Ele me perdoará e me purificará do pecado, e me fará Seu filho.

16. De acordo com Jesus, qual é a fórmula para o sucesso nesta vida, e na futura?

16. De acordo com Jesus, qual é a fórmula para o sucesso nesta vida, e na futura?

Mateus 6:33. Buscai, pois, em primeiro lugar, o __________ reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


Resposta:  ____________________

Nota:   É exatamente isso que o rei Salomão fez quando Deus perguntou: “O que queres?”. Seu primeiro pensamento estava no reino de Deus e Sua justiça. Em troca, recebeu também as bênçãos de um reino glorioso. Isso também acontecerá conosco quando buscarmos o reino de Deus em primeiro lugar.

17. Ao reconhecer que Deus tem total controle dos eventos deste mundo, está você disposto a permitir que Ele esteja no comando de sua vida?

17. Ao reconhecer que Deus tem total controle dos eventos deste mundo, está você disposto a permitir que Ele esteja no comando de sua vida?



Resposta:  ____________________


Suplemento

Esta seção traz informações adicionais para um estudo mais aprofundado.

O reino de Deus

A Bíblia é um registro de dois reinos em constante conflito — o reino de Deus e o reino de Satanás. Jesus fez do reino de Deus o assunto central de Sua pregação. Há mais de 100 referências somente no Novo Testamento, e muitas delas estão contidas nas parábolas de Jesus. A partir de Seus ensinamentos, podemos aprender que o reino divino de Deus está dividido
em duas categorias diferentes — o espiritual e o literal.

Os cidadãos do reino espiritual do céu têm a Deus governando e regendo seu coração. Antes da conversão, o trono de nosso coração está ocupado por Satanás, pelo pecado e pelo eu. Mas após aceitar o perdão e o poder de Jesus, essa escravidão é quebrada. É por isso que Paulo declara:
“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões. ... Porque o pecado não terá domínio sobre vós” (Romanos 6:12, 14). “Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós” (Lucas 11:20).
Assim que uma pessoa aceita a Cristo, ela se torna instantaneamente uma cidadã do reino espiritual de Deus. É por isso que tanto Jesus quanto João Batista começou seu ministério instando as pessoas a se arrependerem, “porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 3:2; 4:17,
ACF).

“É chegado” significa “disponível” ou “acessível agora”. É por isso que Jesus disse: “Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:20, 21). Assim que uma pessoa é batizada, ela deixa o reino de trevas de Satanás e entra no reino de luz de Deus.

Cada verdadeiro seguidor de Cristo é um embaixador do reino espiritual de Deus para este mundo. Embaixadores de outros países geralmente falam um idioma diferente, usam roupas diferentes, alimentamse de maneira diferente, usam uma moeda diferente e têm hábitos diferentes. Da mesma forma, como embaixadores de Cristo, devemos ser bastante cuidadosos para representar corretamente o reino de nosso Senhor pelo que comemos, falamos, vestimos, e como gastamos nosso tempo e dinheiro.

Algum dia, o povo de Deus herdará o reino literal e físico de Deus que foi tratado nesta lição. É por este reino que ansiamos quando oramos no Pai Nosso: “Venha o teu reino” (Mateus 6:10). O reino literal de Deus será completa e finalmente estabelecido após o juízo pós-milênio e a batalha descrita em Apocalipse 20.

Free Bible School

Bible School
Enroll in our Free Online Bible School Today!
Start your first lesson now!


Bible Search



Christian Hymns



Freebie!

Ultimate Resource
Request your free book, Ultimate Resource, today and learn how to study the Bible
Get It Now!


Back To Top