Media Library »

Storacles

separator

O Príncipe Rebelde

O Príncipe Rebelde
O Príncipe Rebelde
2 Samuel 13:1-18, 33 A História... Absalão foi o mais belo, astuto e ambicioso dos filhos de Davi. A Bíblia diz: “Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum” (2 Samuel 14:25). Mas esse príncipe jovem e determinado queria mais do que simplesmente a admiração das pessoas por sua estonteante aparência. Ele queria o poder do trono de seu pai. Queria ser o rei de Israel — a qualquer preço. Primeiro, Absalão matou seu irmão mais velho, Amnom, após Amnom ter abusado de sua irmã, Tamar. Amnom foi o primogênito de Davi, e seria o que ocuparia o posto de Davi como rei. Então, após Absalão ter conseguido recuperar o favor de seu pai, Davi, ele começou a plantar sementes sutis de dúvida em todo o reino quanto à liderança, julgamentos e leis de Davi, e “assim, ele furtava o coração dos homens de Israel” (2 Samuel 15:6). Finalmente, seu plano sinistro veio à tona como uma rebelião completa, quando Absalão tentou assassinar seu próprio pai para tomar posse do reino. Davi e seus seguidores foram forçados a fugir para Jerusalém. Dias depois, após uma batalha severa, ele estava novamente a salvo em seu trono, e o belo príncipe Absalão foi morto. Que triste história! No entanto, essa não foi a primeira batalha do gênero em uma família real. Em outro grande reino, há muito tempo, eventos bem semelhantes levaram à rebelião mais trágica de todos os tempos. Esse reino se chama — céu! O Estudo Preencha as lacunas após ler cada texto bíblico.


1. Como se chamava o príncipe rebelde no céu, e por que ele se rebelou?

1. Como se chamava o príncipe rebelde no céu, e por que ele se rebelou?

Isaías 14:12. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Isaías 14:13, 14. Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Ezequiel 28:17. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu __________; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.


Resposta:  ____________________

Nota:   “Lúcifer” é uma palavra do latim (lucem ferre) que quer dizer “portador de luz”, e representa a “estrela da manhã”. Lúcifer foi a mais poderosa e bela de todas as criaturas de Deus. Ele foi o mais exaltado dos anjos e, provavelmente, regia o coro celeste. Mas permitiu que sua beleza o enchesse de orgulho. (Ver suplemento intitulado: “Satanás simbolizado pelos reis de Tiro e Babilônia”.)

2. Ao criar Lúcifer, Deus criou o diabo?

2. Ao criar Lúcifer, Deus criou o diabo?

Ezequiel 28:15. __________ eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.


Resposta:  ____________________

Nota:   Deus fez um anjo perfeito que, por seu próprio livre-arbítrio, escolheu ser um diabo. Pode ser difícil imaginar, mas se conhecêssemos Lúcifer antes de sua queda, nós o teríamos amado. Não sabemos exatamente quanto tempo, mas Lúcifer pode ter servido lealmente a Deus por eras antes de começar a acariciar as sementes de orgulho e ressentimento em seu coração. O Senhor poderia ter feito todas as Suas criaturas como robôs, mas um robô não consegue amar. O verdadeiro amor deve estar disposto a correr riscos. É por isso que os pais decidem ter filhos, sabendo que, em algum momento, eles podem escolher desobedecer. Deus permitiu que Lúcifer levasse a cabo sua rebelião por diversos motivos. Primeiro, para esclarecer de uma vez por todas se Deus realmente faz suas criaturas com liberdade de escolha ou não. Segundo, se Deus tivesse destruído Lúcifer logo que começaram a se espalhar dúvidas sobre o amor e o governo de Deus, as outras criaturas inteligentes ficariam para sempre com dúvidas. Elas poderiam pensar: “Talvez Lúcifer estivesse certo”. Portanto, Lúcifer teve permissão de demonstrar os resultados horríveis do pecado. Finalmente, Deus não quer que Suas criaturas O obedeçam simplesmente porque Ele as punirá se não o fizerem. Ele quer que nós obedeçamos a partir de princípios de amor, em vez de medo.

3. Finalmente, o que aconteceu?

3. Finalmente, o que aconteceu?

Apocalipse 12:7. Houve __________ no céu. Miguel e os seus anjos __________ram contra o dragão. Também __________ram o dragão e seus anjos;


Resposta:  ____________________

Nota:   Por fim, Lúcifer e os anjos que ficaram do seu lado foram expulsos do céu.

4. Quais seres poderosos trabalham sob o comando do diabo?

4. Quais seres poderosos trabalham sob o comando do diabo?

Apocalipse 12:4. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Apocalipse 12:9. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus __________.


Resposta:  ____________________

Nota:   Satanás é tão astuto que foi capaz de enganar um terço dos anjos do céu para segui-lo em sua rebelião contra Deus. Agora conhecidos como “diabos” e “demônios”, esses anjos caídos levam a cabo os planos de Satanás. Em nossa história de Absalão, percebemos que, de igual modo, ele fez muito pouco de sua obra suja. Absalão ordenou que seus servos executassem seus desejos.

2 Samuel 13:28 Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho ... Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena?

2 Samuel 14:30 Então, disse aos seus servos: Vede ali o pedaço de campo de Joabe pegado ao meu,... ide e metei-lhe fogo.

5. Quais métodos Satanás usa em sua obra?

5. Quais métodos Satanás usa em sua obra?

Apocalipse 12:9. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o __________ de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Marcos 1:13. Onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam. Apocalipse 16:14. Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. Apocalipse 12:10. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. João 8:44. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.


Resposta:  ____________________

Nota:   Em um aspecto, Satanás tem uma vantagem em relação a Deus na batalha entre o bem e o mal. Deus somente usa a verdade, mas Satanás pode usar tanto a verdade quanto a mentira em qualquer combinação, de maneira a melhor atender aos seus propósitos. (Ver suplemento intitulado “Espere o inesperado”.)

6. Quando o diabo é mais perigoso?

6. Quando o diabo é mais perigoso?

2 Coríntios 11:14, 15. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios __________ se transformem em __________ de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.


Resposta:  ____________________

Nota:   Assim como procedeu o diabo, Absalão fez parecer amar o povo e demonstrou um interesse em seu bem-estar a fim de enganá-los.

2 Samuel 15:5, 6 Também, quando alguém se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mão, pegava-o e o beijava. Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel.

Satanás é mais perigoso quando posa como um ser espiritual trabalhando dentro da igreja. (Ver suplemento intitulado “Um anjo brilhante”.)

7. Satanás conhece a Bíblia?

7. Satanás conhece a Bíblia?

Mateus 4:5, 6. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está __________: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.


Resposta:  ____________________

Nota:   O diabo é especialista em citar e distorcer citações da Bíblia com a finalidade de enganar as pessoas. É por isso que é essencial que o povo de Deus conheça as Escrituras por si mesmos para que não sejam ludibriados.

8. Quem o diabo mais odeia na Terra?

8. Quem o diabo mais odeia na Terra?

Apocalipse 12:17. Irou-se o dragão contra a __________ e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.


Resposta:  ____________________

9. Que dois animais mortais a Bíblia usa para retratar Satanás?

9. Que dois animais mortais a Bíblia usa para retratar Satanás?

1 Pedro 5:8. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; Apocalipse 12:9. E foi expulso o grande dragão, a antiga __________, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.


Resposta:  ____________________

Nota:   Tanto leões quanto serpentes usam a dissimulação e a distração para capturar suas presas. Assim como o diabo, eles aparecem de repente sobre suas vítimas e são implacáveis e indiferentes ao sofrimento.

10. Qual é a única maneira pela qual podemos resistir a Satanás?

10. Qual é a única maneira pela qual podemos resistir a Satanás?

Tiago 4:7, 8. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. __________ a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.


Resposta:  ____________________

Nota:   A melhor maneira de se achegar a Deus é por meio da oração e buscando conhecê-Lo através de Sua Palavra.

11. Como Jesus combateu os ataques do diabo?

11. Como Jesus combateu os ataques do diabo?

Mateus 4:10. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Efésios 6:17. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a __________ de Deus; Hebreus 4:12. Porque a __________ de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.


Resposta:  ____________________

Nota:   Nossa única segurança frente aos enganos astuciosos de Satanás reside em guardar a Palavra de Deus em nossa mente para nos afastar do pecado. As mesmas ferramentas que Jesus usou para combater o diabo estão disponíveis para nós ainda hoje.

Salmo 119:11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.

12. Como o destino final de Satanás se parecerá com o de Absalão?

12. Como o destino final de Satanás se parecerá com o de Absalão?

2 Samuel 18:17. Levaram Absalão, e o lançaram no bosque, numa grande __________, e levantaram sobre ele mui grande montão de pedras; todo o Israel fugiu, cada um para a sua casa. Isaías 14:15. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.


Resposta:  ____________________

13. Satanás poderá reaparecer para tentar o povo de Deus?

13. Satanás poderá reaparecer para tentar o povo de Deus?

Ezequiel 28:19. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás. Naum 1:9. Que pensais vós contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas __________ a angústia.


Resposta:  ____________________

14. Como Deus se sente a respeito da destruição dos ímpios?

14. Como Deus se sente a respeito da destruição dos ímpios?

Ezequiel 33:11. Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho __________ na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?


Resposta:  ____________________

NOTE:   It hurts God to have to destroy the wicked. In fact, the Bible calls the destruction of the wicked His "strange act" because it is foreign to His loving nature. (see Isaiah 28:21)

15. Como Davi respondeu quando soube que Absalão, seu filho rebelde, havia sido morto?

15. Como Davi respondeu quando soube que Absalão, seu filho rebelde, havia sido morto?

2 Samuel 18:33. Então, o rei, profundamente __________, subiu à sala que estava por cima da porta e chorou; e, andando, dizia: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!


Reposta:  ____________________

16. Esse quadro tocante demonstra como nosso Pai celestial se sente a respeito de Suas ovelhas perdidas. Além de estar disposto a morrer em nosso lugar,   Ele foi mais além — deu Seu maior presente, Seu Filho! Deus não quer que ninguém pereça. Ele está desesperado para que você seja salvo. É por isso que Jesus morreu em seu lugar. Grande parte do mundo se uniu a Satanás em rebelião contra o Pai celestial.  Deseja você escolher amá-Lo e servi-Lo agora?

16. Esse quadro tocante demonstra como nosso Pai celestial se sente a respeito de Suas ovelhas perdidas. Além de estar disposto a morrer em nosso lugar, Ele foi mais além — deu Seu maior presente, Seu Filho! Deus não quer que ninguém pereça. Ele está desesperado para que você seja salvo. É por isso que Jesus morreu em seu lugar. Grande parte do mundo se uniu a Satanás em rebelião contra o Pai celestial. Deseja você escolher amá-Lo e servi-Lo agora?



Resposta:  ____________________


Suplemento

Suplemento

Esta seção traz informações adicionais para um estudo mais aprofundado.
Satanás simbolizado pelos reis de Tiro e Babilônia

Em Isaías 14:4-15, a Bíblia usa o rei de Babilônia como símbolo de Satanás, e em Ezequiel 28:11-19, Satanás é simbolizado pelo rei de Tiro. Em ambos os casos, sabemos que o simbolismo vai além dos reis terrestres porque a descrição de Deus a respeito daquele ser não poderia se aplicar a nenhum homem mortal. Perceba as maneiras que Lúcifer (agora conhecido como Satanás) é descrito nestas passagens das Escrituras:


• caiu do céu (Isaías 14:12);
• sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura (Ezequiel 28:12);
• esteve no Éden (versículo 13);
• cobria-se de pedras preciosas (versículo 13);
• era querubim da guarda ungido (versículo 14);
• permanecia no santo monte de Deus (versículo 14);
• era perfeito em seus caminhos (versículo 15).

Já que os reis de Babilônia e Tiro demonstraram as mesmas maneiras de agir e sofreram a mesma destruição completa que acontecerá com o reino de Satanás, Deus os usou para representar o próprio Satanás. Praticamente todas as autoridades bíblicas concordam com essa simbologia. É certo que a Bíblia registra muitas outras referências a Lúcifer (ver Lucas 4:5, 6; 10:18; João 8:44; 2 Pedro 2:4; 1 João 3:8; Judas 6; Apocalipse 12:7-9), mas sem Ezequiel 28 e Isaías 14, não teríamos a história completa.

Espere o inesperado

Muitas pessoas esperam que Satanás apareça abertamente como inimigo de Deus no final dos tempos, mas não será assim. De fato, Satanás é o inimigo mais implacável de Deus, mas sua abordagem será a de simular justiça (Mateus 24:24). Ele pode aparecer como um ser angelical e glorioso (2 Coríntios 11:13-15) e buscará a adoração das pessoas (Apocalipse 13:12). As Escrituras são claras em afirmar que sua aparência de piedade será tão convincente que “toda a Terra” se maravilhará seguindo a besta (Apocalipse 13:3). Que tragédia! Satanás será tão eficaz em se fazer parecer Cristo que praticamente todo o mundo o seguirá, pensando o tempo inteiro que estarão seguindo a Jesus. Você será enganado? Não, se der importância aos alertas da Bíblia apresentados nesta série.
Um anjo brilhante

Satanás exulta quando as pessoas o retratam como uma criatura feia, vermelha, com asas de morcego e que é metade homem e metade besta, com garras, uma cauda pontiaguda, ou carregando um tridente e atiçando o fogo do inferno. Nada pode estar mais longe da realidade. Tais conceitos vêm da mitologia grega. Nada disso se encontra nas Escrituras. A Bíblia descreve Satanás como um anjo brilhante e altamente encantador, com uma excepcional habilidade de comunicação. Ele também é bom conhecedor das Escrituras (Mateus 4:5, 6). O diabo é um autoproclamado inimigo de Deus cujo objetivo é difamar Seu caráter e capturar Seu reino. Satanás também despreza você e seus amados, e tem planos para destruí-lo. Esta série o ajudará a compreender seus planos e saber como impedi-los. Coloque sua vida sob os cuidados protetores de seu poderoso Salvador, e ore sinceramente por Sua orientação.

Free Bible School

Bible School
Enroll in our Free Online Bible School Today!
Start your first lesson now!


Bible Search



Christian Hymns



Freebie!

Ultimate Resource
Request your free book, Ultimate Resource, today and learn how to study the Bible
Get It Now!


Back To Top