Media Library »

Storacles

separator

De volta a Jerusalém

De volta a Jerusalém
De volta a Jerusalém
Lucas 24:13-35 A História... Os discípulos de Cristo estavam completamente desolados. Todas as suas esperanças e sonhos de um novo reino de Deus tinham sido cravados em uma cruz na última sexta-feira. Vacilantes pelo pesar e confusos, Cléofas e seu companheiro caminhavam lentamente a jornada de sete milhas (cerca de 11 quilômetros) até sua casa na pequena vila de Emaús. Enquanto o sol se escondia naquela tarde de domingo e eles andavam pela estrada esburacada, um estranho se aproximou deles para os acompanhar no trajeto. Pouco sabiam eles que esse novo companheiro de viagem era o próprio Senhor ressuscitado. Sem prestar muita atenção ao colega peregrino, os dois discípulos desanimados começaram a repassar os eventos incríveis que ocorreram naquele fim de semana, sentindo-se mais desanimados a cada passo. Enquanto Jesus os escutava em silêncio, anelava com grande interesse revelar-Se aos amigos abatidos. Mas, deliberadamente, o Senhor ocultou Sua verdadeira identidade, porque eles precisavam agora, mais do que nunca, entender as Escrituras. Se Cristo tivesse permitido que esses dois fieis seguidores O reconhecessem, teriam se sentido muito emocionados e, provavelmente, não escutariam as importantes verdades que Ele deveria compartilhar com eles. Mesmo após três anos e meio ouvindo Seus ensinamentos e pregações, ainda não entendiam a natureza de Sua missão. Ele tinha lhes dito claramente: “O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará. Eles, contudo, não compreendiam isto e temiam interrogá-lo” (Marcos 9:31, 32). Jesus gentilmente interrompeu seu triste diálogo, e durante as duas horas seguintes, deu-lhes as chaves para que pudessem compreender todas as Escrituras e as profecias. O Estudo Preencha as lacunas após ler cada texto bíblico.


1. Quanto das Escrituras devemos crer?

1. Quanto das Escrituras devemos crer?

Lucas 24:25. Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer __________ o que os profetas disseram! 2 Timóteo 3:16. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,


Resposta:  ____________________

Nota:   Os oráculos (verdade sagrada) completos de Deus estão contidos nos escritos do Antigo e Novo Testamentos. As chaves para compreender as profecias do Apocalipse são encontradas primariamente nas histórias do Antigo Testamento. Por exemplo, dos 404 versículos encontrados no livro de Apocalipse, 278 deles são um eco de outras histórias e profecias do Antigo Testamento.

2. Os oráculos (verdade sagrada) completos de Deus estão contidos nos escritos do Antigo e Novo Testamentos. As chaves para compreender as profecias do Apocalipse são encontradas primariamente nas histórias do Antigo Testamento. Por exemplo, dos 404 versículos encontrados no livro de Apocalipse, 278 deles são um eco de outras histórias e profecias do Antigo Testamento.

2. Os oráculos (verdade sagrada) completos de Deus estão contidos nos escritos do Antigo e Novo Testamentos. As chaves para compreender as profecias do Apocalipse são encontradas primariamente nas histórias do Antigo Testamento. Por exemplo, dos 404 versículos encontrados no livro de Apocalipse, 278 deles são um eco de outras histórias e profecias do Antigo Testamento.

Lucas 24:27. E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. João 5:39. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de __________. Apocalipse 1:1. Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,


Resposta:  ____________________

Nota:   O personagem central de todas as Escrituras e das profecias é Jesus. Esta série cativante tratará de muitos temas proféticos, mas lembre-se de que o foco primário de Daniel e Apocalipse é Jesus Cristo e Seu reino.

3. De que outra maneira a Bíblia chama Jesus?

3. De que outra maneira a Bíblia chama Jesus?

João 1:1. No princípio era o __________, e o __________ estava com Deus, e o __________ era Deus. João 1:14. E o __________ se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.


Resposta:  ____________________

4.	Que tipo de pessoas Deus usou para escrever a Bíblia?

4. Que tipo de pessoas Deus usou para escrever a Bíblia?

2 Pedro 1:21. Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, __________ [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.


Resposta:  ____________________

5. A vida eterna vem do conhecimento de Jesus (João 17:3). Como Jesus Se deu a conhecer aos Seus discípulos?

5. A vida eterna vem do conhecimento de Jesus (João 17:3). Como Jesus Se deu a conhecer aos Seus discípulos?

Lucas 24:35. Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no __________ do pão.


Resposta:  ____________________

Nota:   Na Bíblia, o pão é símbolo da Palavra de Deus. Jesus disse: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Ao lermos, compreendermos e seguirmos as Escrituras, encontraremos força, alegria, paz e vida eterna.

6.  Qual é a importância do estudo da Bíblia para o cristão?

6. Qual é a importância do estudo da Bíblia para o cristão?

Jó 23:12. Do mandamento de seus lábios nunca me apartei, escondi no meu íntimo as palavras da sua boca. Salmo 119:105. __________ para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.


Resposta:  ____________________

Nota:   O diabo odeia a Bíblia e fará tudo o que puder para evitar que as pessoas a leiam. Ele sabe que as profecias expõem seus planos para enganar a raça humana. Portanto, não se surpreenda se Satanás tentar distrair você desta série de lições ou tentar deixá-lo preocupado com outras coisas. Deus encontrará um meio para aqueles que buscam conhecer a verdade a encontrem.

7.  Quem nos ajuda a entender a Bíblia?

7. Quem nos ajuda a entender a Bíblia?

João 16:13. Quando vier, porém, o __________ da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 14:26. Mas o Consolador, o __________ Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. 1 Coríntios 2:13. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo __________, conferindo coisas espirituais com espirituais.


Resposta:  ____________________

8.  O que devo fazer para ter certeza de que o Espírito Santo está orientando meu estudo da Bíblia?

8. O que devo fazer para ter certeza de que o Espírito Santo está orientando meu estudo da Bíblia?

Lucas 11:9. Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Lucas 11:13. Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho __________? João 7:17. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.


Resposta:  ____________________

Nota:   Parte do trabalho do Espírito Santo é ajudar-nos a entender a verdade das Escrituras. É por isso que devemos sempre pedir que o Espírito Santo nos oriente antes de abrir a Palavra de Deus. Posso ter certeza de que o Espírito Santo está orientando meu estudo da Bíblia se (1) eu pedir a Ele que me oriente, e (2) eu estiver disposto a aceitar e seguir a verdade, à medida que Ele vai me revelando.

9.  Como a oração pode ajudar-nos com o estudo da Palavra?

9. Como a oração pode ajudar-nos com o estudo da Palavra?

Salmo 119:11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Jeremias 33:3. Invoca-me, e te __________; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. Romanos 15:4. Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Tiago 1:5. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.


Resposta:  ____________________

10.  Que método de estudo bíblico as Escrituras recomendam?

10. Que método de estudo bíblico as Escrituras recomendam?

Isaías 28:10. Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; __________ sobre __________, __________ e mais __________; um pouco aqui, um pouco ali. 1 Coríntios 2:13. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 2 Pedro 1:20. Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;


Resposta:  ____________________

Nota:   Devemos deixar de lado nossas próprias ideias e estudar a Bíblia lendo tudo nas Escrituras sobre um determinado assunto (“um pouco aqui, e um pouco ali”) e comparando todos os versículos sobre o tema. Devemos deixar que a Bíblia fale por Si mesma. Agindo assim, a verdade sempre surge claramente. Foi assim que Jesus convenceu os dois discípulos na estrada para Emaús de que Ele era, verdadeiramente, o Messias (Lucas 24:27).

11. O que o estudo da Bíblia fará por nós?

11. O que o estudo da Bíblia fará por nós?

2 Timóteo 3:15. E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a __________ pela fé em Cristo Jesus.


Resposta:  ____________________

Nota:   As Escrituras nos ajudam a entender o grande plano de salvação de Deus — as informações mais importantes jamais transmitidas aos seres humanos.

12. De acordo com Jesus, onde encontramos a verdade?

12. De acordo com Jesus, onde encontramos a verdade?

João 14:6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a __________, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 17:17. Santifica-os na __________; a tua palavra é a __________.


Resposta:  ____________________

Nota:   Encontramos a verdade na Palavra de Deus — a Bíblia. A verdade é um produto escasso no mundo de hoje e, consequentemente, todas as pessoas do mundo sofrem. A verdade sobre tudo o que é realmente importante se encontra nas Escrituras. Estudar e seguir seus conselhos faz com que as pessoas sejam livres (João 8:32), trazendo-lhes felicidade e vida em abundância (João 15:11).

13. Que advertências sobre o estudo da Bíblia são dadas nas Escrituras?

13. Que advertências sobre o estudo da Bíblia são dadas nas Escrituras?

2 Timóteo 2:15. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que __________ bem a palavra da verdade. 2 Pedro 3:16. ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.


Resposta:  ____________________

Nota:   “Manejar bem a palavra da verdade” significa interpretá-la correta e verdadeiramente. Há um grande risco em torcer as Escrituras para fazê-las dizer o que nós queremos que elas nos digam. O que eu digo sobre a Bíblia pouco importa. O que importa é o que as Escrituras dizem acerca de si mesmas

14. Como podemos testar todas as doutrinas e ensinos religiosos?

14. Como podemos testar todas as doutrinas e ensinos religiosos?

Atos 17:11. Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, __________ as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Isaías 8:20. À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.


Resposta:  ____________________

Nota:   Todos os ensinos religiosos devem ser comprovados pela Bíblia. Se algum ensinamento não concordar claramente com as Escrituras, é falso e deve ser abandonado.

15. O que aconteceu quando Jesus explicou as Escrituras aos Seus dois discípulos desanimados na estrada de Emaús?

15. O que aconteceu quando Jesus explicou as Escrituras aos Seus dois discípulos desanimados na estrada de Emaús?

Lucas 24:32. E disseram um ao outro: Porventura, não nos __________ o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?


Resposta:  ____________________

16.  O que fizeram esses dois discípulos ao descobrirem que Jesus estava vivo e ouvirem o próprio Cristo explicar-lhes as profecias?

16. O que fizeram esses dois discípulos ao descobrirem que Jesus estava vivo e ouvirem o próprio Cristo explicar-lhes as profecias?

Lucas 24:33. E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,


Resposta:  ____________________

Nota:   Uma das primeiras reações que esses discípulos tiveram após ouvir Jesus explicar-lhes as Escrituras foi um desejo inflamado de compartilhar as boas-novas com outros. Esperamos que esse também seja o seu desejo ao convidar os seus amigos a participar com você desta série dinâmica de estudos da Bíblia.

Deseja entender plenamente e seguir as Escrituras?

Deseja entender plenamente e seguir as Escrituras?



Resposta:  ____________________


Suplemento

A seguir, apresentamos uma lista de termos que geralmente possuem significados simbólicos na profecia bíblica. Cada símbolo está em negrito, e é acompanhado de seu significado literal correspondente.

Águas = Área desabitada/povos, nações
Apocalipse 17:15
Anjo = Mensageiro
Daniel 8:16; 9:21; Lucas 2:19. 26; Hebreus 1:14
Azeite = Espírito Santo
Zacarias 4:2-6; Apocalipse 4:5
Babilônia = Apostasia/confusão religiosa
Gênesis 10:8-10; 11:6-9; Apocalipse 18:2, 3; 17:1-5
Besta = Reino/governo/poder político
Daniel 7:17. 23
Cabeças = Principais poderes/governadores/governos
Apocalipse 17:3, 9, 10
Chifre = Rei ou reino
Daniel 7:24; 8:5, 21,22; Zacarias 1:18, 19; Apocalipse 17:12
Cordeiro = Jesus/sacrifício
João 1:29; 1 Coríntios 5:7
Dia = Ano literal
Ezequiel 4:6; Números 14:34
Dragão = Satanás ou seu agente
Isaías 27:1; 30:6; Salmo 74:13, 14; Apocalipse 12:7-9; Ezequiel 29:3; Jeremias 51:34
Espada = Palavra de Deus
Efésios 6:17; Hebreus 4:12
Estrelas = Anjos/mensageiros
Apocalipse 1:16, 20; 12:4, 7-9; Jó 38:7
Fronte = Mente
Romanos 7:25; Ezequiel 3:8, 9
Ladrão = Vinda repentina de Jesus
1 Tessalonicenses 5:2-4; 2 Pedro 3:10
Lâmpada = Palavra de Deus
Salmo 119:105
Leão = Jesus Cristo
Apocalipse 5:4-9
Mão = Trabalho
Eclesiastes 9:10
Marca = Sinal ou selo de aprovação ou desaprovação
Ezequiel 9:4; Romanos 4:11; Apocalipse 13:17; 14:9-11; 7:2, 3
Montanhas = Poderes políticos ou político-religiosos
Isaías 2:2, 3; Jeremias 17:3; 31:23; 51:24, 25; Ezequiel 17:22, 23; Daniel 2:35, 44, 45
Mulher, corrupta = Igreja apóstata
Ezequiel 16:15-58; 23:2-21; Oséias 2:5; 3:1; Apocalipse 14:4
Mulher, pura = Igreja verdadeira
Jeremias 6:2; 2 Coríntios 11:2; Efésios 5:23-27
Pão = Palavra de Deus
João 6:35, 51, 52, 63
Prostituta = Igreja/religião apóstata
Isaías 1:21-27; Jeremias 3:1-3, 6-9
Rocha = Jesus/verdade
1 Coríntios 10:4; Isaías 8:13, 14; Romanos 9:33; Mateus 7:24
Selo = Sinal ou marca de aprovação ou desaprovação
Romanos 4:11; Apocalipse 7:2, 3
Serpente = Satanás
Apocalipse 12:9; 20:2
Sol = Jesus/o evangelho
Salmo 84:11; Malaquias 4:2; Mateus 17:2; João 8:12; 9:5
Tempo = Ano literal
Daniel 4:16, 23, 25, 32; 7:25; Daniel 11:13
Ventos = Conflito/comoção/ “ventos de guerra”
Jeremias 25:31-33; 49:36, 37; 4:11-13; Zacarias 7:14
Vermelho = Pecado/corrupção
Isaías 1:18; Naum 2:3; Apocalipse 17:1-4
Vestes brancas = Vitória/justiça
Apocalipse 19:8; 3:5; 7:14

Free Bible School

Bible School
Enroll in our Free Online Bible School Today!
Start your first lesson now!


Christian Hymns



Freebie!

Ultimate Resource
Request your free book, Ultimate Resource, today and learn how to study the Bible
Get It Now!


Back To Top